Sobre Quase Tudo

Apenas outro blog WordPress.com

Calculo do IMC para crianças e adolescentes.

Publicado por marciomoya em 11/06/2009

Vimos no post “O que é o IMC e como calcular o seu?” como descobrimos o nosso índice de massa corporal de uma maneira muito simples, mas como foi dito, esse calculo serve para pessoas entre 20 a 60 anos, mas não se aplica a atletas, crianças e mulheres grávidas ou que estiver amamentando.
Para achar o IMC das crianças usamos uma tabela especial. Primeiro achamos normalmente o IMC através do calculo que divide o peso (Kg) pela altura ao quadrado (metros). Depois de achar o IMC verificamos o resultado na tabela abaixo, reparem que são duas tabelas, a primeira deve ser usada para as meninas e a segunda para os meninos.

IMC - meninos e meninas

Essa divisão entre meninos e meninas ocorre pela diferença no crescimento e constituição do corpo de cada um. As crianças começam a vida com um grande índice de gordura no corpo e com o passar do tempo esse índice diminui devido ao crescimento delas.

O uso da tabela é bem simples, localize o resultado do IMC na coluna da esquerda, depois siga a linha do resultado do IMC até chegar na idade e pronto, com isso você identifica em que zona a criança ou adolescente se encontra na tabela.

A Zona Verde significa que a criança ou adolescente está com o peso normal para a sua idade, se estiver abaixo da Zona Verde quer dizer que está abaixo do peso ideal para a sua idade, a Zona Vermelho Claro significa que a criança ou adolescente está com o peso um pouco acima do indicado para a sua idade e a Zona Vermelho Escura significa que a criança ou adolescente está muito acima do peso.

Se o resultado estiver fora da Zona Verde vale lembrar que não importa que seja apenas um pouco acima ou abaixo, é preciso rever todos os hábitos da criança ou adolescente para que esse quadro possa ser revertido.

É claro que até os 20 anos o corpo humano passa por muitas transformações, mudanças hormonais, mas mesmo assim essa criança ou adolescente deve ter um acompanhamento de um profissional para evitar qualquer problema futuro.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: