Sobre Quase Tudo

Apenas outro blog WordPress.com

Já é Natal? Não? Mas deveria…

Posted by marciomoya em 07/06/2009

“Bate o sino pequeninoSino de BelémJá nasceu o Deus menino

Para o nosso bem

Paz na Terra pede o sino

Alegre a cantar “

HO HO HO… Feliz Natal a todos e um… Espera ai, hoje não é Natal, pelo contrário, estamos bem longe do Natal pelo que diz o calendário, acho que troquei as bolas.

É evidente que da data comemorativa do Natal, das suas festas e tradições natalinas estamos bem longe, mas será que no nosso dia-a-dia precisamos nos encontrar longe do espírito do Natal também? Eu acho que não, mas muitas vezes é o que parece. O Natal faz as pessoas viverem em outro ritmo, e algumas delas se tornam até mais solidárias devido a esse espírito renovador que toca a todos nessa data tão festiva.

Deixando um pouco de lado a questão religiosa que existem em volta do Natal, essa data é vista de uma forma quase que de modo geral como uma época de reunião familiar, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens. Independente de ser religioso ou não, essas questões são amplamente focadas pela maioria, quase como uma Lei do Natal, caso contrário você não estará vivendo o Natal, e como muitos dizem, sem isso o Natal não tem sentido.

Realmente, esse é o símbolo mais forte do Natal para a maioria, esse espírito solidário que nos toca e nos transforma, esse período místico de renovação pessoal. Mas porque tudo isso só tem que ser vivido durante o período de Natal?

Eu fico pensando, o que as pessoas ganham agindo dessa forma apenas durante alguns dias de um ano inteiro? E no resto do ano, como vai ser? As pessoas aproveitam o Natal para se renovar e recarregar suas baterias para um novo ano, sem falar de todo o ritual de passagem de ano que vem alguns dias após tudo isso, mais uma vez na tentativa de obter um crescimento pessoal, ou quem sabe, turbinar suas possibilidades de ser alguém melhor.

Mas como é possível ser alguém melhor vivendo em um mundo tão fechado que mais ninguém cabe nele além de você mesmo, sem falar quem existem pessoas que se deixam fora do próprio mundo. O que existe de solidariedade em alguns dias do ano se reverte a um egoísmo ainda maior no ano seguinte.

Por isso venho tentar mudar um pouco a forma de pensar, minha e das pessoas que podem vir a ler esse texto, que provavelmente não serão muitas, mas que mesmo assim não me custa nada tentar alguma coisa. Parar de pensar no Natal como algo só de fim de ano, e pensar nele de uma forma diária. Não é possível viver a data comemorativa do dia 25 de dezembro todos os dias, mas quem sabe resgatar o espírito dessa data para todos os dias antes dele. Não pensar somente na sua renovação pessoal nessa data, mas se preocupar em crescer pessoalmente e espiritualmente até a chegada dessa data. Não precisamos esperar esse dia chegar para fazer alguma coisa não é mesmo?

Pode parecer meio fora do contexto eu sei, mas aqui também tenho como tentativa, sutil mas tenho, de mudar a forma de encarar o nosso próprio dia, e os acontecimentos em torno dele. Vemos diariamente vários acontecimentos, na sua grande maioria tristes e cruéis, e sempre pensamos que alguém tem que fazer alguma coisa, e em alguns casos ainda pensamos “algum dia eu vou fazer algo, mudar alguma coisa” mas nunca fazemos. Esse algum dia nunca irá chegar se ele não for o dia de hoje. “Algum dia” não existe no calendário, e nem mesmo para nós ele existe, se não pretende fazer nada então diga, ma não adie simplesmente.

Pra começar porque não comemoramos a data de hoje. Você determina qual será a forma especial, cada um comemora o que quer da forma que quiser, afinal é a sua data, hoje é o seu dia, e hoje sempre será o seu dia e o meu também.

Atenciosamente
Marcio Moya

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: