Sobre Quase Tudo

Apenas outro blog WordPress.com

Apenas um erro…

Posted by marciomoya em 07/06/2009

Lutamos por muitas coisas durante a nossa vida. Nós temos vários sonhos e desejos que queremos realizar, metas a serem alcançadas, objetivos a serem cumpridos. São tantas coisas que fazemos para garantir uma vida feliz para nós e para as pessoas a nossa volta. Mas no meio de tudo isso que lutamos para ter e conquistar existe algo que lutamos para não ter, dia após dia lutamos contra um simples e pequeno erro.
Isso mesmo, um erro. Por algum motivo lutamos para não cometer erros, parece ser errado errar, talvez por isso não gostamos de errar. Um erro implica em muitas coisas, sem falar que acreditamos que quem erra sempre perde. Mais uma vez esbarramos em algo que lutamos contra, a derrota. Perder nunca é uma opção, lutamos contra as derrotas, não queremos perder, imagine então perder porque erramos.

Ironicamente é engraçado pensar sobre a nossa forma de agir. Queremos acertar para tentar realizar nossos sonhos. Queremos ganhar para ser o numero 1. Mas no fundo, acreditamos mais que nossos sonhos só irão se realizar se não cometermos nenhum erro e que só seremos o numero 1 se não formos derrotados.

Nós adoramos escutar frases prontas e que aparentemente contenha uma formula mágica embutida que nos fará feliz quase que instantaneamente. Procuramos algo imediato, queremos na hora, tem que ser agora. Para essas pessoas eu simplesmente digo “Quem tem pressa come cru”. Espero que com essa frase incrivelmente poderosa e que contem uma magia única possamos seguir em frente sem pressa de chegar ao final, afinal “Quem muito quer nada tem”.

Queremos tanto evitar os erros a ponto de não admitir que estejamos errados, pois para muitos errar é um sinal de fraqueza, mas como diria outra celebre frase “É errando que se aprende”, errar não é mal e nem errado, na verdade como dizem errar “É um mal necessário”.

“Errar é humano” e acredito que todos nós somos. Então se errar é humano e é errando que se aprende, temos aqui um sinal simples e muito claro que devemos dar uma importância ao erro, mas não vamos nos precipitar e errar nesse ponto. Não vamos elevar demais o erro a ponto de tê-lo como um caminho a se seguir, mas com toda certeza não é o erro que devemos evitar.

Nós aprendemos com os nossos acertos e com os nossos erros, mas é certo que aprendemos mais quando erramos do que quando acertamos. Depois de um erro sempre voltamos para rever o que fizemos de errado e com isso aprendemos novas formas de fazer algo para em um futuro próximo não cometermos o mesmo erro. Poucas são as pessoas que após um acerto ou uma grande vitória voltam e tentam descobrir o que podem mudar para se tornarem melhor no que fizeram.

Mas no meio de tudo isso posso afirmar uma coisa bem simples a vida é muito longa, mas não o bastante para que possamos cometer todos os erros. Em toda a nossa história temos inúmeros exemplos de pessoas que se aproveitaram dos erros de outras pessoas (no bom sentido), e mesmo anos após o ocorrido tiraram lições valiosas desses erros e quando estiveram nas mesmas situações conseguiram dar a volta por cima e tiveram sucesso.

Apesar desses fatos incontestáveis que estão gravados ao longo de toda a nossa história existem pessoas que não se dão conta disso. Vivem os mesmos erros vividos por outras pessoas e não percebem que existia uma solução para aquele erro. Outras por sua vez alem de errar negam o próprio erro se perdem no próprio tempo e não consegue fazer sua vida seguir em frente. Para essas pessoas que não se dão conta do que está acontecendo podemos dizer que “Errar é humano, persistir no erro é burrice”.

Muitas vezes errar é preciso, errar uma vez é normal, mas se depois de um erro vier outro ai sim temos um problema. Fique sempre atento e de olhos bem aberto, em muitos casos não existe um erro, simplesmente existe você, por isso se corrija.

O passado se faz presente no futuro (Marcio Moya)

Atenciosamente
Marcio Moya

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: