Sobre Quase Tudo

Apenas outro blog WordPress.com

Por que as pessoas reclamam?

Posted by marciomoya em 06/06/2009

Andando por ai, podemos perceber como as pessoas reclamam de tudo. Não importa o que seja, quem seja ou porque seja, simplesmente reclamam. Mas porque será que isso acontece? Será que temos tamanha necessidade de reclamar que precisamos reclamar de qualquer coisa que vemos? As pessoas reclamam das pessoas, reclamam das coisas das pessoas, reclamam das coisas que as pessoas fazem, reclamam das coisas que as pessoas vestem, reclamam das coisas que as pessoas reclamam, sem falar de todas as outras coisas das quais as pessoas reclamam.
Será que essa é uma necessidade que precisa ser preenchida a qualquer custo a ponto de fazermos isso a qualquer momento ou em qualquer lugar? Precisamos de um motivo real para reclamar de alguma coisa? Reclamos por um motivo útil, um motivo que possa acrescentar na minha vida ou mudar alguma coisa para alguém? Afinal, por que reclamamos?

Fico pensando como seria bom se todas as reclamações fossem acompanhadas não só de criticas destrutivas a determinada pessoa, mas com possíveis soluções para ela. Fico pensando como seria bom se as pessoas reclamassem com razão, com um motivo ou por um motivo que realmente fosse alem de sua simples e mesquinha conveniência e da sua pobre e infeliz vontade de falar mal ou criticar alguém.

Reclamar é um habito que adquirimos, por isso cada vez mais vemos as pessoas reclamarem de tudo com muita vontade e voracidade. O problema é que incorporamos esse habito de uma forma negativa. Não gostamos que reclamem de qualquer coisa na gente pois pensamos sempre no lado negativo da reclamação. Temos a reclamação como algo destrutivo e não permitimos que ninguém reclame da gente. O nosso ego é ferido e às vezes revidamos de uma forma ainda mais intensa e desnecessária.

Reclamar é preciso. Respeitar o próximo mais ainda. Quem reclama com respeito não destrói quase nada, mas constrói quase tudo.

Atenciosamente
Marcio Moya

2 Respostas to “Por que as pessoas reclamam?”

  1. milampert said

    É complicado reclamar! Eu raramente vejo alguém reclamando com razão. Fora questões que estão explícitas em tudo como política, crimes, etc. Nessas questões que a maioria concorda. Márcio, porque eu vou te fazer uma crítica construtiva se eu não vou ganhar nada com isso? Se isso não vai adicionar em nada na minha vida ou no nosso relacionamento. A minha opinião é que eu acho que é isso que as pessoas pensam. Fora isso acredito que elas reclamem pra se sentirem seguras de si. Se ela chamar a atenção de algo ruim pra você, vão deixar de notar algo ruim nela. Compreende? Claro que nem todas as pessoas são assim, mas que tem um seres humanos complicados, ah isso tem!

    • marciomoya said

      O porque de se “reclamar”, esse é o ponto chave da questão. Se pensamos sempre em ganhar alguma coisa com nossas ações então é melhor desistir de tudo, pois serão raras as vezes que alguém vai valorizar nossas ações.

      Na verdade as pessoas não fazem criticas construtivas, não pelo fato de não ganhar nada com isso, mas por comodidade. Sabe como é dificil reclamar de algo e ainda mostrar o que seria melhor para aquela questão? Isso é muito dificil, é preciso muita energia as vezes para mostrar para o outro que está errado e ainda assim mostrar como fazer certo.

      Claro que você coloca outro ponto importante, mostrar algo ruim nos outros para esquecerem as coisas de ruim que existe na gente. Mas pergunto, não seria melhor então mostrar nossas qualidades para os outros em vez de mostrar os defeitos do proximo para esconder os nossos?

      Seria muito melhor, mas como eu disse, é necessário gastar muito energia para isso, é mais facil passar a bola para o outro e deixar ele se dar mal do que mostrar do que somos capazes.

      Adorei seu comentario, obrigado por compartilhar suas idéias no meu blog.

      Atenciosamente
      Marcio Moya

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: